domingo, maio 8

Francirley Ferreira vence Big Wave em Copacabana













Francirley Ferreira vence Big Wave em Copacabana

Atleta local fatura desafio de ondas grandes e ainda leva a melhor manobra e melhor tubo

Uma semana após ser palco do Circuito Carioca de Bodyboard, o Posto 5 da praia de Copacabana recebeu um evento diferente e extremo, o Posto 5 Big Wave Challenge. O evento reuniu 12 especialistas em ondas grandes para desafiarem um swell que atingiu o Rio de Janeiro nesse domingo dia 8 de maio.

O Posto 5 é tradicionalmente conhecido por ser uma onda forte, pesada e perfeita, como todo bodyboarder gosta. Quando o mar fica de ressaca, um fenômeno surge no posto 5, o “sorriso”– uma onda oceânica que quebra com muito volume de água no meio domar de Copacabana, se estendendo por cerca de 400 metros, até quebrar com muita força na praia.  Ao atingir a bancada rasa de Copacabana, a onda dobra o seu tamanho e volume de água, proporcionado uma adrenalina a mais para os bodyboarders.

Com ondas de até 2 metros de altura, muitos tubos, caldos e alguns pés de pato perdidos, aconteceu o Posto 5 Big Wave Challenge. "Tivemos sorte, pois vimos com antecedência que viria um swell muito grande e com condições perfeitas para a praia de Copacabana. Sabíamos que o sorriso iria quebrar, então reunimos o pessoal local, convidamos alguns atletas de fora e organizamos em menos de dois dias o primeiro desafio de ondas grandes do Rio de Janeiro. O Posto 5 é um local muito inconstante, mas todos sabem que, quando fica grande e perfeito, é facilmente incluído em uma das melhores direitas do Brasil, e com esse desafio provamos que a princesinha do mar não se resume somente a turistas e água de coco.", disse um dos organizadores do evento, Flavio Brito.

O evento foi julgado por juízes do quadro internacional da IBA – International Bodyboarding Association. Chico Garritano, head judge do circuito mundial, e o espanhol Toni Obenza, head judge do circuito espanhol e europeu, se juntaram ao juiz brasileiro Alexandre Oliva e deram um respaldo a mais para o evento. Em sua primeira visita ao Rio de Janeiro, Toni Obenza se mostrou muito surpreso com as ondas."Esse evento mostra para muita gente que o Brasil tem ondas sim! Estou muito feliz em ter participado de um evento em Copacabana e com esse nível.", completou o espanhol.

Após duelos equilibradíssimos onde foi usado o critério de dupla eliminação, chegou-se aos finalistas do desafio. Francirley Ferreira, Giu Lara, Juan Ferreira e Mateus Costa superaram a tudo e a todos e chegaram à final.

Giu Lara, de Itacoatiara, um dos mais respeitados atletas de onda grande do Brasil, e também organizador do Noronha Bodyboard Ambiental, chegou na quarta colocação e ficou muito feliz com a idéia do evento: "Iniciativas como essa é que mostram o lado extremo do nosso esporte. O Posto 5 é conhecido por formar atletas de renome internacional, como Guilherme Tâmega, Pablo Rodrigo e Francirley Ferreira. Foi um prazer competir aqui, e quem sabe o próximo não acontece em Itacoatiara, em Niterói.", completa o bodyboarder.

Na terceira colocação veio o atleta local Juan Ferreira, que é conhecido pela sua radicalidade e aéreos super envergados. O título ficou entre dois atletas locais: Mateus Costa e Francirley Ferreira, e teve um ar de revanche, já que na semana anterior, na etapa do circuito carioca, Mateus levou a melhor sobre Francirley.

Mateus bem que tentou, jogando seus backflips em ondas da série, só que não foi páreo para o super motivado Francirley Ferreira. Francirley veio surfando no seu limite desde a primeira bateria do dia e usou todo seu conhecimento e experiência para escolher as melhores ondas e manobrar no extremo. Além de levar para casa a melhor manobra e o melhor tubo, ele teve o maior somatório do campeonato e o único 10 unânime de toda a competição, conseguido em um tubo muito profundo.

Fazendo barba, cabelo e bigode, Francirley se diz aliviado pois havia batido na trave nos últimos eventos."Cara, finalmente eu consegui! Não to acreditando que fizemos um evento em condições clássicas aqui no quintal da minha casa e saí vitorioso. Essa vitória é para mostrar como é o esporte em condições extremas e radicais. Eu precisa dessa vitória para ficar mais tranqüilo e focar nos meus objetivos no ano, que são ser campeão estadual profissional e voltar para a elite do circuito brasileiro. ", completou o campeão.

A Associação de Bodyboarding de Copacabana, que organizou o evento, pretende fazer um outro desafio ainda esse ano se as condições forem tão perfeitas quanto essas.

Resultados completos

Melhor tubo–Francirley Ferreira
Melhor manobra– Francirley Ferreira
Maior vaca – Mateus Costa

1º Francirley Ferreira – Copacabana
2º Mateus Costa – Copacabana
3º Juan Ferreira – Copacabana
4º Giu Lara – Itacoatiara
5º Rodrigo Fernandez – Copacabana
5º Raphael Viana – Copacabana

Por Flavio Brito

Fotos: Jonathan Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário