domingo, março 8

SEJA CONSCIENTE! NÃO JOGUE LIXO NAS PRAIAS

PIA A CÉU ABERTO, ATALAIA ÁGUA DA CHUVA EMPOÇADA ATRÁS DAS BARRACAS NA PRAIA DO ATALAIA

ESSA ONDA ESTÁ CONTAMINADA?


Alohapaziada como sempre o tempo é curto e o serviço é corrido, mais uma vez quero que me desculpem por estar demorando com as atualizações do blog.

EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE DIZER QUE ESTAMOS LANÇANDO NO SITE A CAMPANHA: CRAUD AMBIENTAL, COM O SLOGAN "CONSCIENTIZE-SE! NÃO JOGUE LIXO NAS PRAIAS" . QUE TEVE ÍNICIO EM PLENO CARNAVAL DE 2009 NA PRAIA DO ATALAIA, EM SALINOPOLIS NO PARÁ. PRAIA AONDE NÓS APRENDEMOS A DAR NOSSO PRIMEIROS DROPS E PONTO DE REFERÊNCIA E A MECA PARA OS QUE ESTÃO INICIANDO NO ESPORTE.

O QUE ACONTECE HOJE EM DIA NOS GRANDES CENTROS DE SURF DO BRASIL, COM O HOMEM POLUINDO DE FORMA PREDATÓRIA E CONSTANTE OS LITORAIS E OUTRAS ÁREAS DE PROTEÇÃO FEDERAL, ESTÁ ACONTECENDO TAMBÉM AQUI, NO MELHOR E MAIS ACESSÍVEL PICO PARA A PRÁTICA DO SURF NO ESTADO DO PARÁ.

ESTAMOS SURFANDO NO COCÔ!

ESTAMOS SURFANDO NO COCÔ?

SÉRIO?

"DEPOIS DE VINTE SETE ANOS SURFANDO COM PRANCHAS DE FIBRA, SOMADOS A OUTROS SEIS ANOS NAS PRANCHAS DE ISOPOR NO MAÇARICO(SIM, COMEÇEI A DESLIZAR SOBRE AS ONDAS MUITO ANTES DE CONHECER O ESPORTE SURF E ME APAIXONAR POR ELE), TOTALIZANDO 33 ANOS DE CONTATO COM O MAR DE SALINAS, NESTE INVERNO CONSTATEI O QUE MEUS OLHOS NÃO QUERIAM ENXERGAR...

...A PRAIA DO ATALAIA ESTÁ EM FASE TERMINAL, A PRAIA DO ATALAIA TÁ MORRENDO , A PRAIA DO ATALAIA ESTÁ POLUÍDA GALERA.

SE NÓS QUE SURFAMOS TODOS OS DIAS OU TODOS OS FINS DE SEMANA, JUNTO COM OS NEM TANTO DESINFORMADOS BARRAQUEIROS E MAIS O PODER PÚBLICO, NÃO FIZERMOS NADA...

A MAGNÍFICA E AINDA BELA PRAIA DO ATALAIA VAI SER UM LUGAR INSUPORTÁVEL EM POUCO TEMPO.

VOCÊ ALGUM DIA IMAGINOU ISSO? EXTRA! EXTRA! NÃO DÁ PARA SURFAR MAIS NO ATALAIA...

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU PORQUE QUE O PODER PÚBLICO INTERDITOU OS BANHEIROS DE TODAS AS BARRACAS EXISTENTES NA PRAIA DO ATALAIA?

VOCÊ SABE AONDE ESTÃO LOCALIZADAS AS FOSSAS DESSES DITOS BANHEIROS INTERDITADOS?

HÁ 33 ANOS ATRÁS, TINHAM ALGUMAS DEZENAS , OU ATÉ MESMO BARRACAS QUE NEM FOSSAS, TINHAM POR NÃO TEREM BANHEIRO MESMO, HOJE SÃO MAIS DE DUAS CENTENAS DE FOSSAS ATRÁS DE CADA BARRACA DAQUELAS, POLUINDO E CONTAMINANDO UMA ÁREA, AONDE EU BRINCAVA NO MEU TEMPO DE MOLEQUE DESCALÇO E SEM ME PREOCUPAR EM PEGAR UM TÉTANO OU RASGAR MEU PÉ EM UM CACO DE VIDRO OU NUM FERRO DE FOGÃO VELHO.

QUANDO CHEGA O INVERNO NA REGIÃO, AS CHUVAS COMEÇAM A CASTIGAR ÁREAS ESPECÍFICAS NAS DUNAS, OCASIONANDO UMA RETENÇAO DA ÁGUA DA CHUVA E CRIANDO VERDADEIROS LAGOS ATRÁS DAS BARRACAS, JUSTAMENTE ONDE ESTÃO LOCALIZADAS AS FOSSAS. DÁI ENTÃO, A ÁGUA ENTRA EM CONTATO COM O SOLO CONTAMINADO E ADIVINHEM AONDE ESTÁ ÁGUA TODA VAI PARAR.

CONCLUSÃO: A ÁGUA EMPOÇADA ENTRANDO EM CONTATO COM AS FOSSAS CONSTRUÍDAS EM UM TERRENO ARENOSO E EM CONSTANTE MUTAÇÃO PELAS MARÉS ALTAS ACABA POR CONTAMINAR A PRAIA TODA E O MAR TAMBÉM, AONDE ESTAMOS QUASE QUE DIARIAMENTE.

PENSE NISSO
SAI DA MESMICE
DESCRUZE OS BRAÇOS, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.
FAÇA ALGUMA COISA, POR MENOR QUE SEJA, MAIS FAÇA.
SEUS FILHOS E NETOS SERÃO ETERNAMENTE AGRADECIDOS...

4 comentários:

  1. pow rapaaz é verdade olha e num é só nas prais na cidade tbm, o negocio é a galera se concientizar mesmo e isso é foda pq é questão cultural e educacional.
    mas essa é uma boa iniciativa mano, só acho que tinha que fazer uma coisa maior junto com o estado e a prefeitura de salinopolis, pra fazer açoes de concientização nas prais durante os periodos de ferias que é onde ela fica mais poluida.
    qualquer coisa pode contar comigo ai pra ajudar blz
    aloha!

    ResponderExcluir
  2. Caro Neto, apresentamos a campanha para a prefeitura de Salinópolis e ainda não obtivemos nenhum interesse local.

    ResponderExcluir
  3. Rennara Oliveira7 de julho de 2010 13:02

    Olá, eu sou estudante de engenharia sanitária e ambiental da UFPA, e recentemente eu e minha turma estivemos no município de Salinópolis observando os problemas ambientais que se sucedem ali, e nós juntamente com o professor responsável pela viagem técnica decidimos fazer uma denúncia ao ministério público, quanto a esses problemas, para ver se o poder público toma alguma providência quanto à isso.

    ResponderExcluir