terça-feira, outubro 5

A 'pequena' Grande Bono





























Incrível! Acredite se quiser! Um grupo de surfistas desbravou e surfou na desconhecida pororoca da Sumatra na Indonésia.

Acompanhem o relato a seguir:

 A 'pequena' Grande Bono

Todos sabem que a Indonésia abriga as melhores ondas de oceano do mundo, mas será que a alma de um único surfista no mundo, sabia que poderia encontrar lá ondas nos furos de marés, tão poderoso como Pororoca brasileira ou o dragão chinês?

O francês Antony YEP Colas liderou uma equipe de 'boreriders" e encontrou o que parecia ser impossível.

- Encontrei esta onda incrível no rio, em plena selva, que não está nem na lista dos cinquenta e cinco rios listados pelo 'Tidal Bore Research Society' (www.tidalbore.info)- Antony YEP Colas

No lado leste da ilha de Sumatra, há o 'Bono', como os habitantes do rio Kampar chamam, na verdade o fenômeno, com um certo medo, desde que tragou muitas vidas no ano passado.

Apesar de poucas informações e da falta de marés, Eduardo Bagé, o longboarder franco-brasileiro pro, assim como Fabrice Audoy Colas e Patrick, ambos muito experientes com a pororoca de "Mascaret" em Dordogne, decidiram explorar o misterioso furo. Pensavam supostamente que estava muito fraco durante o dia, e que o 'Bono' deveria permanecer quebrando na faixa de 1 a 2 pés, enquanto que 'bono' pela parte da noite iria ficar na casa dos 6 pés! Apesar de seu poder supostamente baixo, o 'Bono' diurno acabou por gerar muita energia com 6 pés de face, e 8 pés de pico em seu "epicentro". Com várias seções durando algumas dezenas de minutos e um passeio peculiar que foi registrado acima da marca de uma hora, o 'Bono' também ofereceu a carona primeiro barril na foto!

Porém, a viagem quase se tornou um desastre, quando no segundo dia, os dois botes, que tinham sido especialmente enviado de Jacarta, tinham sido cortado com facas! Aparentemente, algumas pessoas envolvidas com a silvicultura não acreditavam que só tínhamos vindo para surfar no 'Bono', e pensaram que estávamos fazendo observações para o Greenpeace.
Apenas um dos dois Zodíacos poderia ser consertado adequadamente. O chão madeira foi preso no dia 3 para irmos ao encontro das ondas de 'Bono' com cinco caras pesados!

Felizmente, estávamos sentados em uma das melhores madeiras tropical do mundo!
Enfim, poderíamos ir para as ondas de marés, e ensinar alguns locais a surfarem com os stand-ups,  em vez das embarcações locais, canoas conhecidas como Sampan ou Perahu. E não esqueça, que está só 6 á 8 pés, os locais, pilotos das lanchas afirmam que no inverno 'bono' vem grande e pode chegar a atingir 12 á 15 pés de altura!

Felicidades...

Antony "Yep" Colas

Autor dos Guias Stormrider Mundial
39, rue Hausquette
64600 Anglet - França
Tel: 33 (0) 559 520 183
Fax: 33 (0) 559 520 168

Barco de atóis Maldivas Central
www.maldivesurf.com

Maldivas Fotos: www.flickr.com/photos/64357569 @ N00/collections/72157624106329541

Encontre o seu destino de surf ideal:
www.lowpressure.co.uk/surftravelplanner/

Nenhum comentário:

Postar um comentário