segunda-feira, junho 20

Duelo de gerações no segundo dia de Búzios Bodyboarding Brasil





Duelo de gerações no segundo dia de Búzios Bodyboarding Brasil

Competidores da nova e da antiga geração travam duelos que definirão os campeões do Búzios Bodyboarding Brasil

Um misto de novos competidores com atletas mais experientes. Esse é o cenário que se formou para as disputas do último dia do Búzios Bodyboarding Brasil 2011. Neste sábado (18/6), houve uma maratona de baterias e apenas quatro homens (Super Top) e oito mulheres (Pro Girls) seguiram para as disputas finais nas categorias mais importantes do evento.

Destaque no primeiro dia de disputas, a sergipana Maria Rita, de 37 anos, teve mais uma vez a melhor performance entre as mulheres. Em uma bateria disputada com a baiana Tatiana Meneses, também classificada, Maria somou um 9,00, na melhor onda do dia, e um 6,00, para totalizar 15,00 pontos e seguir no evento.

“Eu sou bodyboarder das antigas. Tenho mais de 20 anos de esporte e essa etapa caiu de presente para mim. Eu não competia tinha bastante tempo, mas eu amo isso. Eu nunca pude correr o circuito todo, mas sempre me dediquei bastante. Treino todos os dias e estar aqui é um presente para mim”, revelou a atleta sergipana, que foi muito aplaudida por todo o público presente ao evento.

Além da sergipana, outra atleta bastante experiente fez bonito nesse sábado, em Geribá. A capixaba Maylla Venturim, atual campeã latina, sofreu, mas achou uma onda salvadora nos segundos finais e virou a bateria para cima da jovem atleta Gabriela Possato.

“Eu estou até meio nervosa. É muito angustiante ficar esperando. A gente treina tanto, mas bateria é assim mesmo. Eu estou contente demais por ter passado de fase. Agora é ir com foco total para a próxima bateria”, frisou Maylla.

No entanto, não foram só as atletas mais experientes que se destacaram. Assim como no primeiro dia, a atual campeã mundial Isabela Sousa ditou o ritmo na primeira bateria da categoria Pro Girls e mais uma vez passou em primeiro lugar.

Além de Isabela, outra jovem revelação do bodyboard nordestino conseguiu achar boas ondas e se classificou para o domingo decisivo em Geribá. A pernambucana Kirtys Montenegro, campeã do Noronha Ambiental, confirmou a boa fase.

“Eu sou muito nova, mas sei que já posso brigar pelo título brasileiro. Eu tenho que escutar os mais velhos, como faço com o Iraí Rodrigues, que sempre me ajuda. Tenho sonhos e um deles é ser campeã brasileira. Estou contente com meu desempenho”, disse a atleta que ainda compete como amadora, mas que está correndo o Circuito Brasileiro entre as profissionais.

Semifinais definidas na categoria Super Top:
O sábado também foi marcado por grandes emoções na categoria Super Top, que reúne os 16 melhores atletas do país. Neste segundo dia de disputas foram definidas as semifinais do evento e no domingo apenas quatro atletas chegam com chances de ser o grande campeão do Búzios Bodyboarding Brasil.

O baiano Uri Valadão precisou passar duas baterias, já que havia caído para a repescagem, até garantir sua vaga na semi. Ainda nas oitavas, diante do carioca Israel Eduardo, o campeão mundial de 2008 virou a bateria nos últimos segundos e passou para as quartas. “Muitos dizem que eu gosto de deixar meus familiares com o coração na boca”, brincou Uri.

Na bateria seguinte, o atleta enfrentou o capixaba Hellinton Loureiro, que havia se classificado direto para as quartas de final. Em uma bateria quase perfeita taticamente, o baiano não deu chances a seu adversário.

“O fato de eu ter que competir duas vezes a mais foi ruim por um lado, pois é mais cansativo, mas por outro é ótimo, pois me ajuda a pegar mais ritmo e a conhecer melhor o pico. Eu achei duas boas ondas e fiz uma bateria boa no sentindo tático. Agora é brigar pelo título”, ressaltou o baiano.

Na semi, Uri enfrenta o também capixaba Diego da Silva, que eliminou o atual bicampeão brasileiro Léo Costa. A outra semifinal terá pela frente o duelo entre o carioca Bruno Invick e o catarinense Eder Luciano.

Top 5 do ranking mundial em 2010 e campeão em Búzios em 2009, Eder teve uma das melhores apresentações do dia nas quartas de final. Em um duelo catarinense contra Luis Villar, Eder achou duas boas ondas e somou 16,30 pontos para se garantir nas semifinais.

“Bateria contra o Luis é sempre complicado. Ele começou a disputa muito bem e eu precisei achar duas ondas fortes para virar. Eu quero muito ganhar aqui e vou com tudo para as finais”, frisou Eder.

Além disso, nesse sábado foram disputadas as baterias das categorias amadoras e Pro Trials, com destaque para atleta do Espírito Santo e Rio de Janeiro, que serão maioria nas finais deste domingo. O cearense José Willame foi o grande nome das categoria Open, arrancando a primeira nota 10 do evento.

O último dia de disputas acontece neste domingo, a partir das 07:30.

O evento tem transmissão ao vivo através do site: www.paipo.com.br

O Búzios Bodyboarding Brasil é válido como primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding. A etapa tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Armação de Búzios e conta com o apoio da Genesis, Paipo, Chez Michou e Restaurante Boom. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Bodyboarding e supervisão da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro.

Danilo Caboclo – Assessoria de Imprensa CBRASB – danilo@etideias.com.br– (11) 7667-9636 ou (48) 9935-2019 
Fotos:Tony D´Andrea

Nenhum comentário:

Postar um comentário