domingo, dezembro 12

Salinas começa a receber ondulações


.


























































Salinas começa a receber ondulações

Os sweels vindos da direção norte/nordeste apresentando ondas com mais de 0,5 m, começam a atingir o litoral paraense, e a ficarem cada vez mais frequentes á partir deste mês de dezembro.

Dependendo muito de sua intensidade ao atingir nosso litoral, chegam a produzir ondas que podem quebrar com 2,5 m nos beach breaks existentes na região. Com a água do mar sempre quentinha e de fácil acesso, a praia do Atalaia é o pico mais procurado pelos free surfers da capital sedentos por ondas. Com uma das maiores variaçoes de maré do mundo, é possivel surfar tanto de maré cheia, ondas mais extensas e gordas, quanto de maré seca, ondas que podem ser mais 'buracos' e curtas.

Apesar de estarmos entrando na estação denominada de inverno, devido a uma maior incidência de chuvas no período, do que propriamente pelo frio, sempre haverá muito sol. A água nunca é fria, mas é aconselhável usar sempre bermuda, camisa de lycra, protetor solar, e um boné de surf (opcional).

Existem pousadas e restaurantes em toda a extensão da praia, que se localiza a 13 km do centro de Salinópolis, portanto, aproveitem a estação das ondas que vai de dezembro á março, época em que rolam as melhores condições de surf na "região do Salgado", denominação dada a costa litoranêa do Pará banhada pelo oceano Atlântico.

Imagens de surf registradas neste domingo, dia 12 de dezembro 2010 pelo fotógrafo Denis Sarmanho.

Texto e fotos: Denis Sarmanho/ www.craud.net

2 comentários:

  1. pode crer mano, mas a tendecia e q o mar fike bem melhor.

    ResponderExcluir
  2. ALOHA !!! MUITO BOA AS FOTOS O NIVEL DO SURF PARAENSE TA SUBINDO ,PARABÊNS PELO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DENIS

    ResponderExcluir