quinta-feira, outubro 8

Em Busca da Arara


























Em busca da Arara

Um dia após o término do Desafio Encontro das Águas realizado pela ABRASPO no rio Mearim no munícipio de Arari, no Maranhão, o repórter fotográfico e editor do CRAUD Denis Sarmanho junto com o big rider cearense Dion Filho e local de São Luís Anselmo, sob o comando do piloto Iran, fizeram uma investida no rio em busca de novas bancadas para o free surf.

Denis Sarmanho ficou na missão de registrar tudo enquanto que Dion e Anselmo faziam investidas nas bancadas em busca de boas condições para o surf.

O fenômeno realmente não quebrou com consistência e tamanho, apresentando ondas pequenas em algumas bancadas localizadas nas beiradas dos barrancos, porém o visual e a paz do lugar impressionam pela beleza e pelo silêncio da região, que só é cortado pelo barulho do motor da voadeira e da onda quebrando no rio, fazendo deste passeio, um passeio único, um lugar onde vale a pena conhecer independente da onda fenomenal.

A área mapeada pelos três aventureiros compreendeu desde a localidade do Curral da igreja, passando pelo Bonfim e indo até o Barreiro. Em algumas partes foi possível fazer um free surf, porém nada comparado a força e a autonomia do fenômeno em seus melhores dias. Apesar da fraca, mas divertida condição, pudemos conhecer melhor o fenômeno e descobrir cada vez mais seus segredos e suas características, o que pode nos servir em futuras expedições ao local.

Aproveitamos para fazer um intercâmbio com os dois locais que começaram a surfar na pororoca, e nunca surfaram e nem conhecem o mar, e também fazer um lanche com as mangas doces que o Dion pegou de um sítio na beira do rio; para finalizar fazer um wake surf com prancha (de surf) na volta para o Curral da Igreja.

No decorrer do percurso apesar de estarmos sozinhos, ou seja, sem outra lancha ou embarcação que pudesse interferir na aventura, vislumbramos uma fauna e uma flora magníficas, coisas que durante qualquer evento passam um pouco despercebidas por conta da adrenalina e nervosismo de todos em busca da longa onda.

Porém, não passam despercebidas pelas lentes de nosso fotógrafo especialista em desbravar as ondas de pororoca, que há dez anos faz inserções nos três estados brasileiros onde o fenômeno se manifesta.

Acompanhem estas imagens e deliciem-se com o visual do lugar.

Quem nunca esteve por estas bandas, não tem idéia da grande energia e paz de espírito que reina no local.

Por Denis Sarmanho

Fotos: Denis Sarmanho # Craud Photos


"Na Pororoca do Mearim a vida parece não passar, tão grande é a beleza do lugar.

Aqui, a luz é na lamparina e a água é no pote

A vida parece diferente...

...sem o dinheiro e os problemas de gente.

Feliz é o caboclo que vive na região...

...Sem pressa de andar na contramão"

Carlos Silva Leite (52)

Ambientalista, Escritor e Soul Surfer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário