terça-feira, janeiro 31

Bruno Veiga realiza exposição em Noronha













Fotógrafo Baiano Expõe Sobre a Indonésia em Fernando Noronha

por Yordan Bosco

A cultura, as paisagens e as ondas do país são os principais temas da segunda exposição de Bruno Veiga em Noronha. A mostra começa no dia 9 de fevereiro e é patrocinada pela Mahalo

INDONÉSIA TERRA E MAR, inspiração em constante interação é o nome da exposição fotográfica que o baiano Bruno Veiga apresentará no Restaurante Cacimba Bistrô, em Fernando de Noronha (PE). A mostra tem patrocínio da Mahalo, será aberta no dia 9 de fevereiro, às 19h, e ficará por tempo indeterminado no arquipélago.

Com um acervo montado em quatro temporadas de Bruno Veiga na Indonésia, a mostra revela, através do entusiasmo e da percepção do fotógrafo, o surf, as paisagens e a rica cultura do país, que encanta não só pelos belos cenários, mas também por um povo simples e sorridente, que vive em contato com a natureza exuberante.

Este é o segundo ano consecutivo que o surfista e fotógrafo expõe em Noronha. No mesmo período do ano passado, ele apresentou a mostra Cores de Noronha, também patrocinada pela Mahalo, que contou com 20 imagens sobre a beleza e o surf do local.

Todos os anos, Bruno Veiga fica na Indonésia de abril a novembro. Ele trabalha documentando expedições de surf em ilhas desertas e exuberantes. “As imagens serão produzidas entre Bali e Sumatra, em lugares inóspitos e paradisíacos. As fotos mostram não só as perfeitas ondas deste país, mas também a sua rica cultura, através de fotos de paisagens e de pessoas”, explica Veiga.

Formado em Educação Fisica, Bruno Veiga trabalhou nesta área por oito anos. “Mas depois chutei o balde. Estudei fotografia e ganhei o mundo. Comecei fotografando em Noronha e depois na Indonésia e no Chile”, conta o fotógrafo, que hoje trabalha para as principais revistas especializadas em surf do país.

Em Salvador – Após a mostra de Fernando de Noronha, Veiga vai exibir o mesmo material em Salvador, ainda no primeiro semestre. “A primeira exposição teve um grande sucesso aqui em Noronha e tenho certeza que com esta vai acontecer a mesma coisa. Por isso, temos que levar ela para Salvador. Será um grande orgulho mostrar meu trabalho na minha cidade”, comenta.

Caio Ibelli leva o título mundial junior da ASP de 2011

















Caio Ibelli leva o título mundial junior da ASP de 2011

por ASP

O paulista Caio Ibelli e a havaiana Leila Hurst foram os vencedores do Mundial Junior de 2011 da ASP no Billabong Junior Championships

O par participa agora de uma prestigiosa lista de ex-campeões mundiais Junior da ASP, incluindo: Adriano Minierinho, Joel Parkinson (AUS), Andy Irons (AUS), Jessi Miley-Dyer (AUS) e Sally Fitzgibbons (AUS).

Wade Carmichael (AUS) e Alessa Quizon (HAW) foram também estavam entre os vencedores de hoje, levando o terceiro e último evento da Série do Título Mundial Junior da ASP, o Billabong ASP World Junior Championships.

A corrida pelo título Júnior viu todos os pioneiros se retirarem mais cedo hoje, com Jack Freestone (AUS) eliminado por Medi Veminardi (REU) e Ian Gouveia sendo vencido pelo vencedor do evento Wade Carmichael (AUS) nas quartas de final. Carmichael se saiu sensacionalmente em Burleigh Heads esta semana, ganhando a entrada no evento com uma vitória nas triagens e passando pelos melhores surfistas juniores do mundo com uma vitória no Billabong ASP World Junior Championships.

Outro pioneiro, Garrett Parkes (AUS), necessitava avançar das quartas de hoje para conquistar o títluo Junior de 2011, mas foi interrompido por Filipe Toledo. A saída de Parkes nas quartas de final resultou em um empate com Caio Ibelli para o primeiro lugar no ranking Junior da ASP, exigindo uma decisão "fora do evento" para determinar o campeão.

Caio Ibelli iniciou a bateria com um par de pontuações menores, ficou claro que ele estava indo para algo grande. Garret Parkes, por outro lado começou na liderança, postando algumas notas na faixa de boas para dar-lhe uma vantagem inicial. Ibelli encontrou uma onda que conectava e desencadeou algumas sólidas manobras um maciço de aéreo reverso para uma pontuação 8,67 (de um total de 10 possíveis), para pegar impulso e assumir a liderança. Parkes tinha a chance de última hora para reivindicar o prestigiado título Junior, precisando de um 7,58 (de um total de 10 possíveis), mas caiu a com menos de um ponto de diferença depois ele também conseguiu um bom aéreo reverso.

"Estou muito feliz por trazer o título Júnior de volta ao Brasil!" disse Ibelli. "Eu me sinto tão incrível agora, eu não sabia que tinha outra oportunidade para ganhar, eu só descobri esta manhã. Quero agradecer a minha família, meus amigos e a Oakley pelo seu apoio. Garrett (Parkes) é um surfista bom e ele está em casa na Austrália então eu sabia que tinha que fazer o meu melhor. "

Garrett Parkes, que perdeu a qualificação para o Mundial Júnior em 2010, terminou sua carreira júnior em alta como número 2 do mundo. Parkes agora tem uma prioridade para uma semente nos eventos Estrela e eventos Prime da ASP para ajudar suas chances de qualificação para o Tour Mundial de elite da ASP.

"Estou muito arrasado, porque eu coloquei um monte de trabalho duro", disse Parkes. "Eu dei tudo que pude, eu tentei o meu melhor e eu perdi. O Surf Off foi grande, ela me deu uma segunda chance, mas eu não consegui capitalizar. É melhor do que fazer uma contagem anterior, porque desta forma se trata de surf. "

Wade Carmichael (AUS) e Nathan Carvalho (HAW) foram perfeitos e fizeram uma final emocionante no Mundial Billabong Junior Championships que não vai logo ser esquecida. À medida que o relógio estava contando os segundos finais, Carmichael ficou precisando de uma nota mediana, ele dropou na menor onda e mandou uma das maiores rasgadas com as quilhas de fora do evento. A sirene tocou e ambos os surfistas estavam flutuando lá fora à espera das pontuações serem anunciadas. Carmichael só pegou duas ondas na final de 30 minuto, mas isso é tudo que precisou para ele conseguir uma épica vitória vinda de trás.

"Estou nas nuvens agora, este é o melhor dia da minha vida!" Carmichael disse. "Eu tenho treinado para isso durante os últimos meses, eu queria ter um grande ano e isso é inacreditável. Eu não estava nervoso durante toda a bateria, mesmo assim eu estava sentado à espera da segunda onda por muito tempo. Mas eu estava muito nervoso e em pânico depois da bateria, enquanto eu estava esperando o resultado a ser anunciado. Então eles disseram que eu ganhei e foi o melhor sentimento. "

A havaiana Leila Hurst foi uma das três surfistas na corrida para o título feminino do mundial Junior da ASP esta manhã, mas foi a última a restar após a líder francesa Joanne Defay perdeu o confronto nas quartas de final. Em seguida, a australiana Philippa Anderson saiu de cena da corrida, quando ela terminou como vice-campeã no evento, como ela precisava vencer a final para reivindicar a coroa.

"Eu nunca vou querer estar nessa posição de novo", disse Hurst. "Assistir a uma final e não ter nenhum controle sobre se eu ganharei o título mundial da ASP, ou se eu perdi. Eu estava sentindo muita pressão. Eu estou fora de mim agora, eu nunca pensei que eu tinha uma chance de ganhar isso. Eu estou apenas começando a me dar bem em competições novamente após uma série de maus resultados, então eu tinha uma baixa auto-estima ao vir a este evento. É ótimo ver o que se sente quando se ganha de novo. "

Os quatro melhores surfistas do ASP World Junior obtiveram semeaduras prioridade em todos os eventos Prime e Estrela da ASP, em 2012.

1. Caio Ibelli (BRA)
2. Garrett Parkes (AUS)
3. Davey Cathels (AUS)
4. Jack Freestone (AUS)

CAMPEÕES DE 2011 ASP WORLD JUNIOR RESULTADOS SURF-OFF:
Caio Ibelli (BRA) 14,74 x Garrett Parkes (AUS) 14.00

RESULTADOS FINAIS BILLABONG World Junior Championships GOLD COAST MASCULINO:
Wade Carmichael (AUS) 11,17 x Nathan Carvalho (HAW) 10,63

RESULTADOS SEMIFINAL BILLABONG World Junior Championships MASCULINO:
SF 1: Wade Carmichael (AUS) 11,84 x Medi Veminardi (REU) 8,66
SF 2: Nathan Carvalho (HAW) 16,50 x Filipe Toledo (BRA) 15,26

RESULTADOS QUARTAS BILLABONG World Junior Championships MASCULINO:
QF 1: Medi Veminardi (REU) 12.00 x Jack Freestone (AUS) 11,50
QF 2: Wade Carmichael (AUS) 14,27 x Ian Gouveia (BRA) 7,00
QF 3: Filipe Toledo (BRA) 15,74 x Garrett Parkes (AUS) 14,44
QF 4: Nathan Carvalho (HAW) 12,13 x Dean Bowen (AUS) 9,60

RESULTADO FINAL BILLABONG World Junior Championships GOLD COAST DAS MULHERES:
Alessa Quizon (HAW) 13,67 def. Philippa Anderson (AUS) 8,67

RESULTADOS SEMIFINAL BILLABONG World Junior Championships GOLD COAST DAS MULHERES:
SF 1: Philippa Anderson (AUS) 15,10 x Nage Melamed (HAW) 9,34
SF 2: Alessa Quizon (HAW) 13,80 x Leila Hurst (HAV) 6,94

RESULTADOS QUARTAS BILLABONG World Junior Championships GOLD COAST DAS MULHERES:
QF 1: Philippa Anderson (AUS) 13,07 x Sarah Mason (NZL) 10,83
QF 2: Nage Melamed (HAW) 15.00 x Joanne Defay (FRA) 12,67
QF 3: Leila Hurst (HAV) 15,67 x Felicity Palmateer (AUS) 14,76
QF 4: Alessa Quizon (HAW) 10,83 x Sarah Baum (ZAF) 8,97