Ponta da Areia, São Luis- MA
Ponta da Areia, São Luis- MA
Ponta da Areia, São Luis- MA
Pierre Goes e Vinicius Cabocão.
Júnior Pracinha
Pierre Goes
Ponta da Areia, São Luis- MA
Severino Júnior
Ponta da Areia, São Luis- MA
Samuel Xyclety
Samuel Xyclety
Conferindo a Ponta da Areia, em São Luis do Maranhão.
Texto e fotos Denis Sarmanho/ Craud Photos
Depois de desafiarmos o fenômeno da pororoca do rio Mearim no Maranhão, a equipe do Craud composta pelos surfistas paraenses Noélio Sobrinho, Severino Júnior, Marcelinho e o fotógrafo e editor do site mais irado de surf da Amazônia, o profissional Denis Sarmanho foram convidados pelo locais do pico Pierre Goes e Samuel Xyklety ambos da 'Soul Surf' (surf shop) para checar as condições de surf em um dos spots da ilha de São Luis, considerada a 'Jamaica brasileira' e eternizada na letra da música 'Regueiros Guerreiros' da banda maranhense 'Tribo de Jhá', conhecida como uma das melhores bandas de reggae do mundo.
As condições na Ponta da Areia não estavam as melhores possíveis, pois os locais haviam me confirmado que um sweel de grande intensidade bombou ondas de 1,0 m a 1,5 m praticamente nesta temporada de verão durante varias semanas, e que justamente o mar deu uma quebrada quando de nossa estada no pico. Mesmo assim fomos ao trabalho e conseguimos registrar alguns moments e também as ondas de meio metro que fizeram e fazem a cabeça dos locais da ilha do reggae nesta época do ano.
As ondas da Ponta da Areia possuem a característica única de quebrar boas condições fora da temporada, que acontece no estado nordestino que faz fronteira com o Pará. Quando na maioria dos picos da ilha, como as praias de São Marcos, Calhau e Olho D'Água estão com fracas condições e com fortes ventos que prejudicam a formação, na Ponta da Areia pode-se surfar excelentes ondas variando de 3 a 6 pés e com boa formação devido a praia estar estrategicamente localizada no litoral maranhense, sem falar no belíssimo visual do pico visto de dentro d'agua, um verdadeiro cartão postal da cidade de São Luis.
OS destaques dos dois dias do free surf que rolou solto na Ponta da Areia ficaram para os locais Samuel Xyklety, Pierre Goes, Flávio Marão, Jerônimo Júnior, Júnior Pracinha, Vinicius 'Cabocão', dentre outros, e os paraenses Noélio Sobrinho, Severino júnior e Marcelinho também marcaram presença no pico.
O CRAUD vai estar acompanhando de perto o desenrolar dos acontecimentos, e com exclusividade para todo o Brasil fará a cobertura completa da maior circuito nacional amador em águas maranhenses.
Ver mais fotos no www.craud.net